SAMPLE PACKS
Cuidados na hora de escolher o seus próximos Sample Packs. Saiba como identificar anomalias de áudio mais comuns nas amostras.
Sample Packs gratuitos ou pagos:
a lógica é a mesma.
Depois de horas a fio pesquisando em diversos sites e com os ouvidos implorando por um descanso você finalmente encontra alguns Sample Packs com timbres que se encaixam perfeitamente em seu novo projeto.
E o melhor: todos eles são grátis!
Abre o DAW, carrega as amostras na sua biblioteca e começa a criar uma nova track que será seu mais novo Hit!
Mas, então, você começa a perceber que as amostras não são assim tão boas e começa a desanimar.
Interrompe e processo de produção e adivinha?
De volta à pesquisa por mais pacotes de samples…
Mas agora vai ser diferente!
É hora de investir em sample packs pagos de renomados fabricantes.
“Pronto!
Fiz um bom investimento e sei que vou ter excelentes amostras em minha biblioteca.
Meu workflow será bem mais fluido agora…
Em pouco tempo minha nova track será lançada!”
Acredito que você já teve essa sensação um dia…
Então, mesmo com sample packs pagos você começa a perceber que “algo errado não esta certo”…
Uma lista de problemas começa a aparecer:
- Volume excessivo nas amostras;
- Excesso de Saturação;
- Warp das amostras mal ajustado;
- Excesso de Compressão;
- Outras anomalias.
Essas são algumas armadilhas, principalmente para quem ainda não é um produtor avançado e se engana facilmente ao acreditar que “SE ESTA ALTO NA MIX ESTÁ BOM!”
Produtor experiente, neste caso, é aquele cujo ouvido já alcançou uma maturidade e um grau de crítica suficientes para distiguir se uma amostra é boa ou não.
Neste contexto, uma boa amostra é aquela que não apresenta os problemas listados acima, dentre outos.
Como saber se a amostra é ruim?
Um dos principais indicativos de que a amostra de um biblioteca não é de qualidade é o seu nível de volume.
Já ouviu falar em Loudness War (Guerra de Volumes) ?
Senta que lá vem história !
Encontramos no Wikpedia sobre Loudness War:
A Guerra de volume (ou corrida de volume) é uma tendência de aumento dos níveis de áudio na música gravada, o que reduz a fidelidade do áudio e – de acordo com muitos críticos – o prazer do ouvinte.
O aumento do volume foi relatado pela primeira vez já na década de 1940, com relação às práticas de masterização para singles de 7 polegadas .
O nível de pico máximo de gravações analógicas como essas é limitado pelas especificações variadas do equipamento eletrônico ao longo da cadeia, da fonte ao ouvinte, incluindo tocadores de vinil e cassetes compactos . A questão atraiu atenção renovada a partir da década de 1990 com a introdução do processamento digital de sinais capaz de produzir aumentos adicionais de volume.”
Atualmente, muitos fabricantes de samples ainda seguem essa tendência.
Cada vez mais as amostras são vendias com volumes extremamente elevados para impressionar os produtores potenciais compradores.
A final de contas, quem não quer uma amostra que já soa como deveria em uma track finalizada?
Isso é bom, certo?
Não vou perder horas na fase de masterização, correto?
Infelizmente, não.
Como verificar as amostras de Sample Packs ?
E a lógica é muito simples.
Já tentou masterizar uma track que já está masterizada?
O resultado são vários dos problemas listados acima, como i) excesso de volume; ii) excesso de saturação; iii) excesso de compressão, etc.
Se isso acontece com uma track (exportada em aiff, wav ou mp3), certamente acontece com uma amostra exportada nos mesmos formatos.
Faça um teste: insira uma track finalizada em um canal de um projeto onde há plug-ins de masterização ligados no canal master e veja o desastre perfeito.
É sempre recomendado que o Signal Flow uma track de referência não seja direcionado para o canal master.
Portanto, se a amostra é comercializada com volume final próximo do 0,00db, poderá haver anomalias no áudio que comprometem sua fidelidade. Certamente, a qualidade final no processo de masterização será comprometida.
É recomendável comprar Bibliotecas de Samples de fabricantes que ofereçam algumas amostras grátis ou em loja que permitam comprar amostras separadas dos sample packs antes de comprar o pack completo.
E o problema não é somente o volume final na master!
Considere que a amotra já esteja em 0.00 bd (sem alterações).
Se o volume original da amostra ultrapassa o medidor do canal, significa que há excesso de volume ou saturação.
Isso pode causar um comportamento indesejado do áudio, principalmente durante o processo de master.
Se o volume original da amostra mantem-se abaixo do medidor de volume do canal, é indicativo de que a amostra não contém anomalias.
E excesso de volume torna-se um grande problema que afeta o volume interno dos plug-ins.
Toda a cadeia de plug-ins do canal será afetada, gerando um emaranhado de anomalias de áudio quase imposivel de resolver.
É possível corrigir uma amostra ruim?
Por mais que você se esforce muito, sua mix (processo de mixagem que precede a masterização) dificilmente ficará bem encaixada ou “tight” como costumam dizer alguns produtores.
O sample com “defeito de fabricação” vai sempre soar “fora da mix”, mesmo que você reduza o volume ou faça vários processos de equalização ou mesmo de compressão.
Vai parecer um “azulejo torto” ou um “tijolo fora do prumo” em uma parede perfeitamente alinhada. É algo extremamente irritante para ouvidos mais experientes.
Se você tem TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), então vai querer jogar o computador no lixo!
Isso porque o seu “Tijolo ou Azulejo” já está sendo duplamente masterizado enquanto todo os demais canais da sua track estão passando por um processo simples de masterização.
Agora imagine o quão caótico é produzir uma track com várias amostras de vários produtores diferentes com vários tipos de masterização, saturação e compressão diferentes ?
Onde encontro bons Sample Packs ?
Há diversos fabricantes que produzem samples de qualidade.
Entretanto, a MONOCLINE garante um alto grau de qualidade e fidelidade sonora com amostras construídas com volume final em -6db (seis decibéis negativos).
Mas por que produzir e comercializar amostras em -6db?
A resposta é bem simples: -6db é o headroom padrão requerido por todo bom estúdio de masterização ao receber uma track “crua” para o tratamento final e ganho de volume (tratamento do canal master).
Se não há esse espaço (-6db) até o limite de ganho de volume da track (0db) fica quase impossível ao engenheiro de áudio realizar um bom trabalho para extrair o máximo do potencial da obra fonográfica que lhe foi confiada.
MONOCLINE é a recém fundada fabricante de sample packs e presets (para Ableton Live) idealizada e criada pelo talentoso produtor português José Diogo Aka Re:Axis que possui vasta experiência de mais de 20 anos tanto como produtor de música eletrônica quanto colaborador em grandes fabricantes de samples packs como Audiotent.
Ao longo de sua carreira, Re:Axis conta com lançamento de excelentes tracks, inclusive em vinil, em gravadoras de grande expressão na comunidade internacional de música eletrônica como Planet Rhythm, Dolma Red, Concepto Hipnotico Rec e pela Própria Monocline Records.
Ao produzir amostras e presets pela MONOCLINE, José Diogo prima pela excelência na qualidade e garantia de que seu sucesso como produtor esteja presente em todos os produtos que disponibiliza para comercialização.
Hoje a MONOCLINE oferece samples e presets (Ableton Live) para as sub vertentes de Techno como Deep Techno, Hypnotic Techno e principalmente Raw Techno, que são comercializado em nossa página de vendas.
Todos os sons são catalogados por bpm e nota/escala, -6dB processados com EQ, Compressão, Saturação leve e, em alguns casos, limitação ou Soft Clipping.
MONOCLINE é um dos melhores Sample Packs do Mercado
SAMPLES – MIDs – TEMPLATES
MONOCLINE Sample Pack Vl.1
✅149 x 24-bit 44.1 kHz Wav files (1,11 GB)
24x Atmos & Pads Loops
22x Bass Loops
11x Chords & Stabs Loops
16x Complex Drums Loops + Grooves
23x Perc Synths Loops
31x Synth Loops
22x Fx & Textures Loops
✅Single Drums – Kicks | Claps | Hi Hats | Shakers
✅Midi Pack – Basses | Chords | Synths
✅All sounds cataloged by bpm and note/scale, -6dB processed with EQ, Compression, Saturation and in some case limiting or soft clipping
✅Incl. Ableton Live 11 *Workflow Template* PACK with MONO DRUMS RACK, CHORD & STABS RACK, ATMOS & PADS RACK AND FX & TEXTURES RACK
✅ROYALTY FREE
Unlock Your Potential🔓✅ !
Jungle Heart é uma Track Produzida com amostras do MONOCLINE Sample Pack Vol.01.
Acesse o link MONOCLINE SAMPLE PACK Vol.1 para ouvir mais !
Clique no Botão Abaixo
CONCLUSÃO
A escolha de Sample Packs de qualidade não é um trabalho fácil, principalmente para produtores iniciantes.
Muitas vezes só se descobre que sample packs são ruins quando já é tarde demais.
Esse artigo tem com finalidade sugerir uma boa fonte amostras de alta qualidade e que garante samples com -6db de volume original, conforme requerido pelos estúdios de masterização para o processo de finalização e ganho de volume dos trabalhos fonográficos.
Espero ter auxiliados os amigos produtores, principalmente aos iniciantes para evitar os mesmos erros que eu cometia quando iniciei minha carreia de produtor de música eletrônica.
Boas tracks e boas gigs !
Nos vemos em breve !
Fernando Fabbri.